quinta-feira, 16 de abril de 2015

Via Sacra e Festival de Prêmios do TEAR movimentam mês de abril em Gostoso


Em 2015, o grupo de teatro Nois Na Rua, em parceria com a Pastoral da Juventude, resolveu mudar o formato da tradicional Paixão de Cristo encenada anualmente pelos atores e atrizes do Espaço TEAR. O espetáculo da Via Sacra percorreu parte da Avenida dos Arrecifes e emocionou as pessoas por onde passou. O CDHEC também realizou um Festival de Prêmios, no dia 11 de abril, para cobrir parte dos custos de produção do evento e agraciou quatro felizardos com brindes.

Foram 15 estações previstas durante o percurso, onde os atos da Paixão de Cristo aconteciam com ênfase na Via Sacra, desde o julgamento de Jesus até o momento da sua ressurreição. O início da trajetória se deu na sede do Espaço TEAR e seguiu em linha reta até a Igreja Matriz, onde ocorreram os cinco últimos atos. A população acompanhou de perto, seguindo os passos do Messias em seu calvário, aonde muitos chegaram às lágrimas de tanta emoção.

Diversos grupos de jovens da cidade envolveram-se no espetáculo e atuaram diretamente na produção, mostrando toda interação e articulação do Espaço TEAR com outras entidades locais. Isso deu corpo ao evento contagiando também o público que participou efetivamente da apresentação, tornando-se parte das cenas como figurantes improvisados. A quantidade de câmeras, celulares e tablets registrando a peça foi algo impressionante. Certamente as pessoas de outras localidades e até gerações distintas conhecerão a mais bela dos livros de história pela atuação dos nossos jovens.

Como forma de arrecadar recursos e custear parte da produção do evento, o Ponto de Cultura TEAR decidiu promover um Festival de Prêmios, que aconteceu no dia 11 de abril, na Praia da Xepa. Os prêmios foram sorteados pelo tesoureiro da entidade, Ricardo André, que contemplou Ênio Pereira da Silva e Maria de Fátima B. da Silva com um tablet, Anderson da Silva Vital e Patrick Alves da Silva levaram o outro tablete pra casa, Milena da Silva Noberto faturou uma bicicleta e Gildene Tenório dos Santos Farias um telefone celular. Os dois primeiros prêmios foram divididos por empate.

Um bom público compareceu ao festival e os recursos arrecadados auxiliaram bastante no custeio de produção da Via Sacra, que esse ano foi realizado pelo Ponto de Cultura TEAR de forma independente, contando com apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso e FM 87,9. A realização é do CDHEC e Paróquia de São Miguel Arcanjo. O Festival de Prêmios contou com apoio dos vereadores Zé de Luzenário e Micarla Catarina, FM 87,9 e Posto de Combustíveis dos Arrecifes. O Espaço TEAR conta hoje com apoio cultural da Prefeitura de Gostoso e da Pousada dos Ponteiros.

Galeria de fotos Via Sacra
Galeria de fotos Festival de Prêmios

Nenhum comentário: